As Actividades de Enfermagem ... Primeiro Impacto
... A PARTILHA, O APOIO EMOCIONAL,A FORMAÇÃO E O CONVÍVIO,FORTALECEM AS REDES DE AJUDA MÚTUA ...
Sebastião da Gama
Fonte da Imagem: www.rwalley.com/
Para quem estiver interessado em fundar um Grupo de Ajuda Mútua, convém apresentar um projecto, sobretudo se o grupo ficar sedeado numa Instituição de Saúde (Hospital ou Centro de Saúde). Deixo aqui um exemplo de estrutura:
Obrigado Aline, por me mostrares o início da caminhada, continuando a acreditar que era possível crescer nesta forma de cuidar.
Para os pais de crianças com doença crónica cada momento com a criança é um presente precioso, cada sorriso ou progresso é uma prece atendida. Em contraste com os sonhos e os objectivos anteriores ao diagnóstico que desmoronaram, dado a perda de sentido que muitas vezes surge nestas famílias.O viver aqui e agora é comum em muitos pais neste contexto, já que quando pensam no futuro surgem medos face ao desconhecido e imaginam-se batalhas com um limiar de dificuldade acrescido. Activar a sua participação bem como a da equipa de enfermagem nos Grupos de Ajuda Mútua constitui um desafio, já que o envolvimento dos mesmos promove a continuidade de um apoio cada vez mais individualizado.Assim, é com muita satisfação que dou início à divulgação no presente blog, de temáticas relativas à ajuda mútua e, às suas implicações na prática quotididiana dos cuidados de enfermagem.