quinta-feira, agosto 24, 2006

As Actividades de Enfermagem ... Primeiro Impacto

O Suporte Emocional efectuado através do estabelecimento da Relação de Ajuda nos momentos de partilha; o Suporte Formativo continuado para além fronteiras do circuito de atendimento hospitalar e o Suporte Instrumental aquando da colaboração em campanhas de angariação de fundos e/ou divulgação, que visem o apoio a famílias mais carenciadas, podem ser exemplos de actividades onde a equipa de enfermagem é por si só autónoma...
Curiosamente, uma mãe de uma criança com Diabetes Mellitus, ao fim de um ano de actividades do Grupo de Ajuda Mútua que integro, mencionou:
"...não sabia que os enfermeiros faziam este género de coisas...pensava que só davam injecções e faziam pensos..."
Como é possível existir ainda esta percepção? Sobretudo em famílias, cujo apoio tem sido disponibilizado pela equipa de enfermagem mais além dos procedimentos técnicos. No entanto, esta mensagem construiu o motor da intervenção do grupo de trabalho nesta forma de cuidar ... acompanhando a aprendizagem dos pais em contextos de integração no cuidar dos seus filhos de modo a conferir-lhes maior autonomia.
“ ... ficar próximo das pessoas, deixando vir a nós o que formos capazes de agarrar, o que conseguirmos aprender com elas a partir do que nos revelam por sua própria iniciativa ... Faz da pessoa cuidada a primeira fonte de conhecimentos ...”(Collière, 2003:148).
...convido-vos à REFLEXÃO!
COLLIÈRE, Marie-Françoise – Cuidar … A primeira arte da vida. Um guia prático para profissionais de saúde. 2.ª ed., Loures: Lusociência, 2003. ISBN 972-8383-53-3. 448p.

3 Comments:

At 24/8/06 22:34, Anonymous Anónimo said...

Os pais são as pessoas mais indicadas para cuidar destas crianças. Porque são o elo de ligação, são quem melhor as conhece e compreende, são quem mais e melhor pode fazer. Tratando-se claro daqueles pais que não são negligentes, que são responsáveis e conscientes. Por isso faz todo o sentido e é imprescindível dar-lhes "poder", ajudá-los a desenvolver capacidades para estes cuidados fazendo sempre uma prévia avaliação da sua predisposição pois estes pais têm sempre de início muitos receios e dúvidas, ficam renitentes porque é tudo muito complexo e necessitam ser muito esclarecidos e motivados. Mas quando se envolvem nos cuidados os benefícios para a criança saltam à vista e como isso também se repercute nos pais ... E para quem AJUDA a que isto aconteça, os enfermeiros claro, é hiper-gratificante.

 
At 7/10/06 21:43, Anonymous Anónimo said...

(: Fez-me reflectir o seu texto...por incrivel que pareça as pessoas pensam que a profissão de enfermeiro é dar banhos, dar injecções e pouco mais! Pelo menos esta é a ideia com que fiquei dos estágios que fiz.
Para mim o enfermeiro é mais do que um suporte para os doentes!!!
A nossa ajuda vai mais além (:

 
At 7/10/06 22:03, Blogger Zaida Charepe said...

Importa reter que se o nosso coração estiver presente nos cuidados quotidianos, esses verdadeiramente serão os reconhecidos como...Cuidados de Enfermagem.

 

Enviar um comentário

<< Home