terça-feira, agosto 15, 2006

As Tarefas nos Grupos de Trabalho

Quando se tem um grupo de trabalho, à que dividir tarefas. Na altura da aprovação do funcionamento de um Grupo de Ajuda Mútua por uma determinada Instituição, e da identificação informal de enfermeiros interessados em serem membros activos no mesmo, tem de se percorrer as seguintes etapas:

- Dar conhecimento às chefias de enfermagem do (s) serviço (s) envolvido (s) / Conselho de Administração da elaboração do projecto de criação do grupo e Sensibilização da equipa de enfermagem face a esta temática, efectuada através da apresentação em acção de formação em serviço (por exemplo) do projecto efectuado. AS OPINIÕES DE TODOS OS ELEMENTOS QUE FUTURAMENTE PODERÃO INTERVIR, É DA MÁXIMA IMPORTÂNCIA;
- Envolver todos os elementos de enfermagem, de diferentes serviços com áreas afins de intervenção (pediatria, geriatria, cuidados paliativos, entre outros exemplos…). TRABALHAR EM REDE É FUNDAMENTAL, PARA A CONTINUIDADE DAS ACTIVIDADES DOS GRUPOS DE AJUDA MÚTUA;

- Envolver outros profissionais de saúde. A colaboração dos psicólogos é importante, sobretudo para a mediação de situações de crise que possam ser ou não ser trabalhadas nas reuniões. O seu apoio não só será útil aos pais como aos próprios elementos de enfermagem, para lidarem melhor com as situações diárias de confronto / "coping". Por outro lado a equipa médica, se não colaborar integralmente nos encontros do grupo, pode contribuir na recepção de novos membros e/ou em espaços formativos. TODOS SÃO IMPORTANTES NESTE PROCESSO;

- Até a família, pais, utentes, ou outros membros a que o grupo se destina estarem integrados nos objectivos e actividades que o mesmo promove, torna-se imprescindível dividir os membros do grupo (profissionais de saúde) por diferentes tarefas e/ou funções, assegurando uma actuação transdisciplinar. Das tarefas a cumprir, podem ser constituídos 4 subgrupos: O GRUPO DE SECRETARIADO; O GRUPO DE CONTROLE; O GRUPO DA FORMAÇÃO E O GRUPO DE REFERÊNCIA.
CONVÉM SALIENTAR QUE OUTROS GRUPOS PODEM ADOPTAR DISTINTAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO. FICA APENAS A IDEIA!