domingo, agosto 13, 2006

As Coincidências e os Sinais

Da literatura que tenho lido e reflectido acerca da temática dos Grupos e da Ajuda Mútua, é notório que se tratam de áreas que assentam em maior número na Psicologia. No entanto estes grupos têm proliferado e vêm-se cada vez mais experiências deste género por todo o Mundo, não excluindo Portugal. Vários estudos realizados pelos enfermeiros apontam sobretudo em contexto de cronicidade, para a importância da integração do utente / família nos cuidados; para a necessidade de se articular os diferentes apoios existentes na comunidade aquando da alta por exemplo. Logo, estes grupos independentemente da área de intervenção, são formas complementares que podem ser fomentadas pelos profissionais de saúde, não só no conhecimento que detêm sobre os mesmos, como no seu próprio papel.
Os grupos de apoio, auto-ajuda, entreajuda ou ajuda mútua, referem-se a pessoas que se unem em torno de uma causa comum, empenhadas em passar a mensagem de uma determinada intervenção que vise essencialmente o suporte. Curiosamente na minha caminhada por este percurso assistencial, surgiram pessoas que me ensinaram a observar e porque não, a cuidar mais além do que o racionalmente esperado. Onde tenho constatado que existem sinais ou coincidências que nos guiam face a informações e/ou pessoas que tinham de estar naquele momento ali - parecem pistas para seguirmos em alguma direcção. Ao questionar alguns membros do grupo que integro e de outros grupos de ajuda mútua, apercebo-me que não é um fenómeno isolado, mas sim como um dia me disseram: BEM VINDO AO FENÓMENO DA AJUDA MÚTUA.
A grandeza desta forma de cuidar, é aprendermos a conhecer-nos e a percepcionar o grande sentido da missão cuidativa: Aprendermos continuadamente com os outros e especialmente com quem cuidamos. "Temos de partir do princípio de que todos os acontecimentos têm um significado e de que este contém uma mensagem que, de certo modo, está relacionado com as nossas perguntas ..." (Redfield, 2003:217).
Referência Bibliográfica pela NP: REDFIELD, James – A Profecia Celestina. 18.ª ed, Lisboa: Editorial Notícias, 2003. ISBN 972-46-0815-2. 301p.
Obrigado Aline, por me mostrares o início da caminhada, continuando a acreditar que era possível crescer nesta forma de cuidar.

1 Comments:

At 12/10/06 22:30, Anonymous Anónimo said...

Ora viva!Finalmente...escrevo
Coincidência...ou sinal?Procurava uma frase para ti, deixa fluir...e
"As pessoas que funcionam bem neste mundo são aquelas que ao levantarem-se de manhã procuram as circunstâncias que querem e, se não as encontram,inventam-nas."G.Bernard Shaw OBRIGADA ZAIDA
ensinaste-me que "Ninguém pode assobiar sozinho uma sinfonia.É necessária uma orquestra."H.Luccock

 

Enviar um comentário

<< Home