segunda-feira, agosto 21, 2006

Recrutamento e Divulgação

O recrutamento de membros para um Grupo de Ajuda Mútua pode ser feito através da sensibilização e das informações disponibilizadas pelos Profissionais de Saúde em diferentes áreas de intervenção. Mais tarde é esperado que também sejam os próprios membros, a integrarem novos elementos no grupo.
Independentemente do processo de selecção, é conveniente criar um “Ficheiro de Identificação de Membros”, onde conste o nome / morada / contactos preferenciais / tipo de patologia / médico assistente / etc... . Este ficheiro deverá ser actualizado pelo Grupo de Secretariado e arquivado em suporte escrito e informático. Para além deste ficheiro, os elementos do grupo de trabalho em conjunto com os primeiros membros do grupo, podem e devem construir um “Folheto Informativo” acerca do mesmo que pode ser actualizado tendo em conta os objectivos que se pretendem para a divulgação.
O Folheto Informativo pode conter:

- Capa, com a identificação do grupo, mensagem opcional e a identificação do grupo de trabalho;
- Quem é o grupo (constituição);
- Para que serve (finalidade);
- Quais as práticas e princípios do grupo (regras);
- Quais as actividades promovidas pelo grupo;
- Os contactos;
- Onde funciona o grupo (local onde decorrem as reuniões);
- Qual o horário e frequência das reuniões;
- Quais as situações a que o grupo dá apoio;
- Identificação do Presidente do grupo, Coordenadores e Tesoureiros (convém serem nomeados e constituídos pelos próprios membros – pais, família, doentes, etc…, a que o grupo se destina).
São apenas ideias retiradas da minha experiência nestes contextos. No entanto, qualquer equipa de trabalho pode adaptar ou criar novas formas de abordagem. Se a finalidade for concretizada, a intervenção foi bem sucedida!
Fonte da Imagem: www.kim-arts.com/