sábado, agosto 19, 2006

Preparação das Reuniões

"Pelo sonho é que vamos
Comovidos e mudos
Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não haja frutos
Pelo sonho é que vamos"

Sebastião da Gama

Fonte da Imagem: www.rwalley.com/

A primeira reunião é um dos momentos que reune maior expectativa para a equipa de saúde. A sala deve de estar organizada de modo a que as cadeiras fiquem na disposição de um círculo, para que todos se possam ver. Os profissionais de saúde devem de ocupar lugares entre os membros recém-chegados, sendo exemplo de actividades a desenvolver:

- Apresentação da finalidade / tipo de grupo e dos profissionais de saúde presentes;

- Espaço para a apresentação dos restantes membros (inclui o tipo de patologia e a situação que os conduziu ao grupo, bem como as suas expectativas face ao mesmo);

- Entrega de um Manual de Ajuda Mútua (o disponibilizado pela Liga Portuguesa Contra a Epilepsia é uma opção e, pode ser adquirido no Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência - Lisboa);

- Entrega de cartões identificativos (de forma a que os membros possam circular dentro das Instituições de Saúde nos dias em que ocorrem as reuniões). Saliento que os profissionais de saúde também devem de usar os seus cartões, sobretudo nos primeiros encontros.

- Estabelecimento da periodicidade das reuniões – semanais, mensais, etc… e a concretização do primeiro programa de actividades. Nesta altura acorda-se a data e o horário da próxima reunião.

- Realização de um lanche de “Boas Vindas”.
As restantes reuniões já poderão ter uma organização distinta. A utilizada pelo GAPCDC, já com a moderação a ser efectuada por "Mães Coordenadoras", é a seguinte:
- Acolhimento;
- Espaço de Relaxamento;
- Espaço de Partilha;
- Espaço da Formação (Programa de Actividades Formativas).
Segundo, Yarnoz et al, “La enfermera en cuanto líder del grupo de apoyo debe asistir a los participantes, asegurándoles un clima de seguridad y de apoyo que refuerza las conductas positivas y les educa, además de proporcionar un sentido de cohesión grupal” (2001:29).
Opinião:
Em algumas Instituições de Saúde, existem Serviços de Formação activos. Estes podem ser fontes de apoio importantes não só para a realização de reuniões e outras actividades formativas, como também para a futura certificação dos formandos e/ou dos formadores.
Referência Bibliográfica:
YARNOZ, Adelaida et al – Grupos de apoyo en oncología. Como interviene la enfermera?; Revista de enfermería Rol. 25:3 (Mar. 2002) 24 – 30.