terça-feira, agosto 15, 2006

As Funções e Objectivos de Intervenção nos Grupos

O GRUPO DE SECRETARIADO:
Este grupo tem como objectivo: organizar o ficheiro identificativo dos membros do grupo e recursos da comunidade, para posteriormente proceder ao seu contacto quando necessário. Tem também um papel dinâmico na recepção de informação da comunidade (por exemplo, vinda das associações ou outros grupos de auto-ajuda) e, no contacto com os diferentes profissionais de saúde, aquando da marcação de reuniões internas.

O GRUPO DE CONTROLE:
Em caso de criação de Normas de Garantia da Qualidade de Cuidados, acerca por exemplo da Integração dos Pais nos Cuidados às Crianças com Doença Crónica ou Integração do utente / família, que visem o aumento das suas competências / autonomia. É na prestação diária dos cuidados que se monitoriza e avalia os passos que a constituem. Assim, este grupo tem um papel importante na identificação de dificuldades dos elementos de enfermagem aquando da sua aplicação, revisão e/ou actualização.

O GRUPO DE FORMAÇÃO:
Este grupo tem como objectivo: Planear e realizar o plano de formação do grupo, através de uma prévia identificação das necessidades formativas dos seus membros. O seu papel visa também a organização e a aquisição dos meios audiovisuais necessários para cada formação. O recrutamento de profissionais de saúde, da comunidade ou de pais exteriores ao grupo, é também da sua responsabilidade.

O GRUPO DE REFERÊNCIA:
Este grupo tem como objectivos: Identificar as necessidades de apoio emocional / formativo e social/instrumental dos membros do grupo; Promover a partilha de experiências e sentimentos entre os elementos do grupo; Promover o associativismo e o contacto com os recursos existentes na comunidade.É designado de grupo de referência, pois os elementos que o constituem são a “face” do grupo, pois estão presentes nas reuniões. O seu papel na criação de condições para a ocorrência das reuniões, identificação e mediação de necessidades, é fundamental para o sucesso deste apoio. Tem também a responsabilidade de em reuniões internas, partilhar a informação obtida com os restantes elementos, de forma a proporcionar a melhoria de cuidados nos diferentes serviços e promover o “empowerment”. Este último definido comummente como um processo de transferência de poder, a partir de um crescimento individual e de uma força colectiva.

Importa ainda mencionar, que estes grupos sobretudo em Países como Espanha, Inglaterra ou E.U.A. tendem a formar-se espontaneamente. As pessoas unem-se e começam a trabalhar em conjunto, sem tanta formalidade.
BOM TRABALHO;)

2 Comments:

At 15/8/06 18:49, Anonymous Anónimo said...

Olá Zaida amiga, claro que tinha que vir aqui dar os meus parabéns por esta grande ideia, já era tempo de divulgar o trabalho da enfermagem na ajuda mútua e tu como pioneira desta área és a pessoa indicada para o efeito. E "apreciativamente" escrevendo tenho que dizer que adorei o blog e cá estarei para ajudar. Beijos

 
At 16/8/06 17:33, Blogger Zaida Charepe said...

Olá Helder, agradeço a tua visita e aguardo a partilha das tuas experiências neste contexto. Bjs ;)

 

Enviar um comentário

<< Home