sábado, outubro 07, 2006

PARABÉNS ANITA ...

Quem não se lembra dos livros da Anita? No âmbito da comemoração dos 52 anos dos Livros da Anita, estive hoje numa sessão de autógrafos com o seu “pai" – o ilustrador belga Marcel Marlier, que me fez voltar à infância. Na minha perspectiva são livros como de entre outros exemplos, que podem ajudar as nossas crianças quando submetidas às vivências de uma hospitalização.
A este nível, o papel de enfermagem tem sido notoriamente importante, já que cada vez mais utilizamos e construímos estes meios didácticos e lúdicos, de modo a reduzir o impacto da hospitalização para as crianças / pais / família. Então porque não veicular através dos grupos de ajuda mútua a criação de instrumentos formativos acerca do Circuito de Atendimento Hospitalar; das Patologias das Crianças; dos Cuidados de Enfermagem e dos Recursos que estas crianças / pais / família podem ter acessíveis na comunidade.
Como o referido por Marcel Marlier: Para se ilustrar ... tem de se estar no cenário de forma a receber a inspiração necessária à criação da história de cada personagem. Em semelhança, acredito que para se cuidar tem de se estar disponível para receber a inspiração necessária à compreensão da história de cada pessoa que cuidamos.
Que também daqui a 52 anos os livros de ajuda mútua sejam inspirados em quem cuidamos e reconhecidos como um constructo da Intervenção em Enfermagem. Para já, ...PARA A MENINA ANITA MUITOS ANOS DE VIDA.

Fonte da Imagem: DELAHAYE, Gilbert; MARLIER, Marcel – Anita no hospital. 2.ª ed., Lisboa: Editorial Verbo, 2005. 21p.

7 Comments:

At 7/10/06 20:25, Anonymous Anónimo said...

Os livros da Anita são incomparáveis! Em pequena deliciava-me com as histórias e com as ilustrações que são um encanto e que ainda agora muito admiro. Nos Natais eram uma prenda que nunca faltava e eu e a minha irmã juntas temos uma colecção avantajada para passar à posteridade. São livros muito instrutivos que podem ajudar muitos meninos a serem melhores e outros a encarar melhor os acontecimentos quando são menos bons. São diferentes de algumas histórias e desenhos animados que hoje em dia se fazem para as crianças....

 
At 7/10/06 21:25, Anonymous Anónimo said...

Olá professora Zaida*..sempre adorei a Anita, ainda hoje guardo a minha colecção de livros, fez parte da minha infãnia e mais tarde da infãncia da minha mana (:
São uma boa companhia para os mais pequeninos e principalmente para aqueles que se encontram hospitalizados..as suas aventuras fazem as crianças sonhar e dar asas ao seu 'imaginarium'.
Professora, não sabia que tinha um grupo de apoio...percebi agora ao entrar no seu espaço...estou orgulhosa de si (:
Faz parte dos meus sonhos um dia quem sabe, vir a fazer algo diferente pelas pessoas...
Adorei o seu gesto..um beijinho de admiração da sua aluna Soraia Pessoa*

 
At 7/10/06 21:48, Blogger Zaida Charepe said...

Sem dúvida que existem livros que nos marcam e deixam saudades.

Obrigado pelos comentários :)

 
At 10/10/06 22:27, Anonymous Anónimo said...

Que bom é recordarmos o encanto do mundo da Anita!Como ficávamos todos curiosos por saber o que iria acontecer a seguir na história! Quantas vezes iamos rever aqueles livros tão deliciosamente ilustrados! Obrigada Zaida por me teres recordado um fase tão calorosa da minha vida, como foi a minha infância.

Continua a proporcionar sorrisos e a lembrar bons momentos!

 
At 12/10/06 21:20, Anonymous Anónimo said...

Acabei de visitar o seu blog. Acho que tem aqui um trabalho interessantíssimo que deve continuar. Se eu puder ajudar...

Um abraço e parabéns.

 
At 12/10/06 22:09, Anonymous Anónimo said...

ora viva!Finalmente...escrevo
A emoção tem sido uma constante na tua companhia,amiga Zaida mas ESTA... como tantas outras que tive e tenho o privilégio de partilhar contigo acompanhando o teu percurso,dizia ESTA da Anita foi mesmo forte!Sabes que toda a minha colecção ficou em Angola (no período da guerra),portanto dá para imaginar o impacto que teve o regresso aos sonhos da minha infância um beijo DOCE

 
At 15/10/06 02:55, Blogger Zaida Charepe said...

Deus deu às crianças com doença crónica pais especiais. E também nos tem colocado no nosso caminho, quem nos apoia para podermos continuar a intervir em Ajuda Mútua.

Jamais me esquecerei destes comentários. Em nome do GAPCDC, o meu muito obrigado!

 

Enviar um comentário

<< Home