PARABÉNS ANITA ...
Quem não se lembra dos livros da Anita? No âmbito da comemoração dos 52 anos dos Livros da Anita, estive hoje numa sessão de autógrafos com o seu “pai" – o ilustrador belga Marcel Marlier, que me fez voltar à infância. Na minha perspectiva são livros como de entre outros exemplos, que podem ajudar as nossas crianças quando submetidas às vivências de uma hospitalização.
A este nível, o papel de enfermagem tem sido notoriamente importante, já que cada vez mais utilizamos e construímos estes meios didácticos e lúdicos, de modo a reduzir o impacto da hospitalização para as crianças / pais / família. Então porque não veicular através dos grupos de ajuda mútua a criação de instrumentos formativos acerca do Circuito de Atendimento Hospitalar; das Patologias das Crianças; dos Cuidados de Enfermagem e dos Recursos que estas crianças / pais / família podem ter acessíveis na comunidade.
Como o referido por Marcel Marlier: Para se ilustrar ... tem de se estar no cenário de forma a receber a inspiração necessária à criação da história de cada personagem. Em semelhança, acredito que para se cuidar tem de se estar disponível para receber a inspiração necessária à compreensão da história de cada pessoa que cuidamos. Que também daqui a 52 anos os livros de ajuda mútua sejam inspirados em quem cuidamos e reconhecidos como um constructo da Intervenção em Enfermagem. Para já, ...PARA A MENINA ANITA MUITOS ANOS DE VIDA.
Fonte da Imagem: DELAHAYE, Gilbert; MARLIER, Marcel – Anita no hospital. 2.ª ed., Lisboa: Editorial Verbo, 2005. 21p.
Fonte da Imagem: DELAHAYE, Gilbert; MARLIER, Marcel – Anita no hospital. 2.ª ed., Lisboa: Editorial Verbo, 2005. 21p.
7 Comments:
Os livros da Anita são incomparáveis! Em pequena deliciava-me com as histórias e com as ilustrações que são um encanto e que ainda agora muito admiro. Nos Natais eram uma prenda que nunca faltava e eu e a minha irmã juntas temos uma colecção avantajada para passar à posteridade. São livros muito instrutivos que podem ajudar muitos meninos a serem melhores e outros a encarar melhor os acontecimentos quando são menos bons. São diferentes de algumas histórias e desenhos animados que hoje em dia se fazem para as crianças....
Olá professora Zaida*..sempre adorei a Anita, ainda hoje guardo a minha colecção de livros, fez parte da minha infãnia e mais tarde da infãncia da minha mana (:
São uma boa companhia para os mais pequeninos e principalmente para aqueles que se encontram hospitalizados..as suas aventuras fazem as crianças sonhar e dar asas ao seu 'imaginarium'.
Professora, não sabia que tinha um grupo de apoio...percebi agora ao entrar no seu espaço...estou orgulhosa de si (:
Faz parte dos meus sonhos um dia quem sabe, vir a fazer algo diferente pelas pessoas...
Adorei o seu gesto..um beijinho de admiração da sua aluna Soraia Pessoa*
Sem dúvida que existem livros que nos marcam e deixam saudades.
Obrigado pelos comentários :)
Que bom é recordarmos o encanto do mundo da Anita!Como ficávamos todos curiosos por saber o que iria acontecer a seguir na história! Quantas vezes iamos rever aqueles livros tão deliciosamente ilustrados! Obrigada Zaida por me teres recordado um fase tão calorosa da minha vida, como foi a minha infância.
Continua a proporcionar sorrisos e a lembrar bons momentos!
Acabei de visitar o seu blog. Acho que tem aqui um trabalho interessantíssimo que deve continuar. Se eu puder ajudar...
Um abraço e parabéns.
ora viva!Finalmente...escrevo
A emoção tem sido uma constante na tua companhia,amiga Zaida mas ESTA... como tantas outras que tive e tenho o privilégio de partilhar contigo acompanhando o teu percurso,dizia ESTA da Anita foi mesmo forte!Sabes que toda a minha colecção ficou em Angola (no período da guerra),portanto dá para imaginar o impacto que teve o regresso aos sonhos da minha infância um beijo DOCE
Deus deu às crianças com doença crónica pais especiais. E também nos tem colocado no nosso caminho, quem nos apoia para podermos continuar a intervir em Ajuda Mútua.
Jamais me esquecerei destes comentários. Em nome do GAPCDC, o meu muito obrigado!
Enviar um comentário
<< Home