sábado, setembro 02, 2006

A Descoberta do Inquérito Apreciativo!



Após três anos de funcionamento do GAPCDC, tive a oportunidade de efectuar uma tese de mestrado intitulada: "O Encontro com a Ajuda Mútua: Percepções dos pais de crianças com doença crónica", da qual deixo um pequeno resumo:
Com este trabalho pretendemos divulgar a temática referente aos grupos de ajuda mútua e às actividades que os mesmos promovem, percepcionadas pelos pais de crianças com doença crónica. Para tal é divulgada a experiência do Grupo de Amigos e Pais da Criança com Doença Crónica, e os principais resultados de um estudo de investigação em curso neste contexto. Os elementos teóricos incidem nos conceitos relativos à família, aos pais da criança com doença crónica, à ajuda mútua, como uma forma de suporte social e sob a perspectiva do CMM (Coordinated Management of Meaning), à análise de episódios comunicacionais ocorridos no espaço de partilha entre pais e profissionais de saúde.
A utilização do Inquérito Apreciativo como abordagem metodológica no estudo supracitado recaiu na premissa de que através de questões apreciativas, podem ser recreados os desejos dos membros do grupo de ajuda mútua, despertando o seu potencial criativo com vista a uma mudança mais positiva das suas actividades. Dos dados obtidos, foi possível planificar estratégias de intervenção e efectuada uma reflexão acerca dos três níveis de suporte social (emocional, instrumental e formativo) que tem sido disponibilizado pelo grupo em análise, o que tem contribuído para o sucesso desta forma de cuidar. A continuidade da investigação ao nível dos contributos da ajuda mútua, visa o aperfeiçoamento dos profissionais de saúde que pretendem investir na sua aplicação nos diferentes contextos de trabalho, para além de puderem proporcionar bem-estar nos membros que os integram.
Obrigado, Grupo Apreciativo por tudo ... de tanto!