quinta-feira, novembro 01, 2007

Espiritualidade, Doença Oncológica e Ajuda Mútua


Em jeito de reforço investigativo do post anterior, "Um estudo científico, recentemente realizado no Algarve, e publicado o mês passado na revista ‘Cons-Ciências’, editada pela Universidade Fernando Pessoa, no Porto, veio revelar que a espiritualidade pode influenciar positivamente a qualidade de vida do doente oncológico a realizar quimioterapia..."
"Na prática, e de uma maneira geral, garantem os investigadores, “os doentes que apresentavam índices de espiritualidade mais elevados sentiam menos os efeitos secundários do tratamento, como os enjoos e as náuseas, apresentavam menos dores, dormiam melhor, sentiam-se menos cansados e tinham maior prazer nas suas actividades diárias”..."
"A este nível, os autores consideram que “o apoio psicológico e os grupos de ajuda mútua são importantíssimos e deveriam ser muito mais desenvolvidos e apoiados".

PARA LER MAIS ... AQUI

2 Comments:

At 10/11/07 18:09, Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente.
Quando nos sentimos amados e acreditamos na força do amor irradiamos LUZ e torna-se mais fácil caminhar na estrada da vida, mesmo que essa estrada esteja cheia de obstáculos...Existe sempre um amanhã.
Que Deus vos abençoe e que a sua Luz vos inunde.

 
At 11/11/07 12:34, Anonymous Anónimo said...

Para além da importância que os saberes dos profissionais de saúde, neste campo da espiritualidade, infelizmente sabemos que a correria do dia a dia de quem tem (ou julga ter) saúde não lhe deixa tempo para aquilo que pode parecer "lamechas" e todos recebemos gratuitamente tantos dons, que não temos tempo para utilizar com os outros.
Hoje dia de S. Martinho Aquele cavaleiro que apenas repartiu a sua capa com o outro, gesto pequeno que transformou todo a sua vida...
Que gestos pequenos levem a a alegria a todos os que precisam.
Bem haja

 

Enviar um comentário

<< Home