E precisamos tanto de ... Sorrir!
O termo humanização premeia comportamentos e atitudes para além de uma série de práticas profissionais, direccionadas à criança, ao adulto e/ou ao idoso hospitalizado. Neste contexto, estando quem carece de cuidados de saúde, bem consigo próprio e com o meio que o circunda, terá certamente uma maior aceitação e participação no tratamento médico, menos ansiedade face ao internamento e um redimensionamento da visão hospitalar, equipa de saúde e doença.
Em espaço de partilha on-line, congratulamo-nos em homenagear todo o trabalho desenvolvido pela equipa dos "Doutores Palhaços". Tendo estes, o objectivo de melhorar a sensação de bem-estar das crianças que se encontram hospitalizadas, transmitindo-lhes mais confiança, optimismo e auto-estima, ao mesmo tempo que lhes proporcionam um dia diferente...
... desencadeando um gigantesco abraço de ajuda em torno de todos ...mesmo todos, incluindo os próprios profissionais de saúde. Por muito do que façamos para humanizar, para além da adequação dos espaços, há que adaptar o aspecto rígido das normas e regras hospitalares ... surgindo nos "Doutores Palhaços" que fazem parte da Operação Nariz Vermelho, um trabalho de grande reconhecimento. Não se tratando de uma intervenção pontual, mas sim continuada e abrangente a mais do que uma Escola ou Instituição de Saúde, fazem com que estas visitas sejam especiais e percepcionadas como um grande contributo no processo de humanização de cuidados.
Como escreveu o nosso papá Víctor, "...A ajuda destes senhores e senhoras, que tanto nos ajudam quando mais precisamos, os sorrisos que dão aos nossos filhos quando, na realidade, mais querem chorar". Um grande BEM-HAJA!
Para consulta:
2 Comments:
Parabens pelo espaço, já passei por aqui mas vou voltar e ler mais atentamente
Sorrisos além fronteiras.
http://www.theodora.org/ESP/es/010-ESP-es.html
http://www.youtube.com/watch?v=C1twcs5krDs
Enviar um comentário
<< Home