domingo, outubro 21, 2007

Investigação em ... Ajuda Mútua

Num estudo realizado em doentes com cancro, os resultados foram relevantes no que diz respeito, aos benefícios da sua participação em grupos de ajuda mútua. No entanto, poucos são os doentes que os procuram / integram.
Os doentes, membros destes grupos, são mais activos, pelo aumento da sua adaptação e controlo face à doença, contudo apresentando um maior nível de ansiedade. Por outro lado, os doentes que não usufruem deste tipo de suporte, têm uma relação directa com a utilização de um suporte disponibilizado por uma "pessoa especial".
Este estudo refere ainda que os doentes em Grupos de Ajuda Mútua, funcionam como Modelos Positivos. Partilham compreensão e informação, não percepcionada de igual modo, face à disponibilizada pela família, amigos e profissionais de saúde.
Se há benefícios, os autores questionam-se porque é que não existe uma maior adesão a este tipo de intervenção, listando os seguintes aspectos: são doentes menos encorajados por outros; a comunicação com os profissionais de saúde tem impacto na sua participação; os grupos não são adequados a todos os doentes com cancro, o que depende do seu formato e forma em que são benéficos. Conhecer doentes em iguais circunstâncias, pode ser o Motor da Adesão.
GRANDE, G.E.; MYERS, L.B.; SUTTON, S.R. – How do patients who participate in cancer support groups differ from those who do not?; Psycho-Oncology. 15 (2006) 321 – 334.

1 Comments:

At 25/10/07 15:45, Blogger doula said...

Com o patrocínio da Humpar vai realizar-se dia 29 de Outubro no Porto um workshop sobre humanização do parto para médicos e enfermeiros obstetras, parteiras e estudantes de medicina ou enfermagem com Debra Pascali Bonaro, doula e formadora certificada pela DONA International (Doulas Of North America).
mais informações aqui:

http://sobcesaria.blogspot.com/2007/10/novos-conceitos-de-sade-workshop-para.html

 

Enviar um comentário

<< Home