Velejando na Entreajuda...
"Quando somos capazes de mobilizar os nossos recursos interiores para enfrentar os problemas com habilidade, descobrimos que somos afinal capazes de orientar a pressão sentida pelo problema para nos impulsionar através dele, tal como um velejador posiciona o seu barco por forma a beneficiar com a força do vento para o impelir até mais longe. Ele não pode velejar contra o vento, e se apenas souber velejar a favor do vento, apenas irá onde este o levar.
Mas se souber utilizar a energia do vento e com alguma paciência poderá velejar na direcção pretendida. Ainda pode controlar a viagem...Na realidade, ninguém controla a natureza. Os bons marinheiros aprendem a leros sinais do clima e a respeitar o seu poder. Se for possível, evitarão uma tempestade, mas se forem apanhados numa, saberão quando baixar as velas,fechar as escotilhas, lançar a âncora, ou deixar seguir, controlando o que for controlável e deixando seguir o resto...Desenvolver capacidades para fazer face e efectivamente lidar com as variadas condições atmosféricas da vida é o significado de viver uma vida conscenciosa."
Jon Kabat-Zinn, PhD ,Director of the Stress Reduction Clinic at the University of MassachusettsMedical Center, Worcester, Massachusetts. Citado do seu livro Full CatastropheLiving: Using the wisdom of your body and mind to face stress, pain andillness, p. 3 (Delta Books, New York, 1990).
Enviado pela Enfermeira Aline Francisco / GAPCDC
06 de Dezembro de 2006
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home