quarta-feira, dezembro 20, 2006

Oferecendo um Bonsai ...

Quando nos oferecem um bonsai, enfrentamos um novo desafio cuidativo. Esta pequena árvore requer cuidados específicos, de modo a protegermos a sua fragilidade e beleza. O bonsai nasceu na China, e desde então tem sido um objecto de culto para os monjes taoístas, que o defendem como símbolo de eternidade, uma representação entre o divino e o humano, entre o céu e a terra.

Ao olhar para as instruções que acompanhavam esta pequena árvore,reflecti sobre a forma como cuidamos de nós, enquanto pessoas que cuidamos de outras pessoas. Da filosofia que é adjacente ao crescimento desta forma de arte, destaco a seguinte mensagem:

" En cierta ocasión se quejaba su discípulo al maestro: ...Siempre nos cuentas historias, pero nunca nos revelas su significado. El Maestro le replicó: "¿Te gustaría que alguien te ofreciera fruta y la masticara antes de dártela? Nadie puede descubrir tu propio significado en tu lugar. Ni siquiera tu maestro."

(Extraído do livro "El canto del pájaro" de Anthony de Mello)

Nesta mensagem nada se ensina, tudo se sugere. Em tom de festejos Natalícios e entradas em mais um ano desconhecido de realidade, mas repleto de intenções e sonhos que espreitam por uma oportunidade, deixo a sugestão de se oferecerem a si mesmos a hipótese de olharem para a forma como se cuidam e respeitam. Acredito que cuidar de um Bonsai, pode-nos oferecer uma pausa no relógio do tempo...uma pausa de reflexão acerca de nós e dos elos que deixámos naqueles que receberam o nosso apoio, os nossos cuidados, a nossa dedicação.

Nestas festas iluminem o vosso percurso, desfrutando da magia do NATAL e da esperança de um excelente ANO DE 2007, cultivando o máximo de simplicidade na relação com os outros de modo a poder contemplar ... Um Mundo num Bonsai ...um Mundo na Arte de cuidar em Ajuda Mútua!

2 Comments:

At 26/12/06 00:06, Blogger LN said...

Não resisto :))
O nome, "bonsai", é um ideograma e não deve ser escrito ou falado no plural; (ah, a singularidade...); significa "cultivar uma árvore em vaso" e pode ser analogia com cultivar um grande espírito, parcimoniosa e discretamente; decorre da capacidade de desenvolver e apreciar uma arte sofisticada, já que, contrapondo-se à ordenação e geometria da arquitetura chinesa, a inspiração taoísta do bonsai veio da proximidade natural ao mundo natural.
Ao bonsai liga-se a presença da montanha, símbolo da eternidade; e o seu cultivo requer paciência, dedicação, amor e muitos cuidados; por causa disso, o estado do praticante da arte Bonsai acaba por ser semelhante ao alcançado pelos Mestres Zen.
:) Feliz Ano Novo, nesse caminho...

 
At 28/12/06 23:48, Blogger Zaida Charepe said...

Obrigado pelo reforço em jeito de "bonsai" ...que 2007 nos permita dar visibilidade ao cultivo da arte num Novo Ano :)

 

Enviar um comentário

<< Home