sábado, janeiro 06, 2007

Visão e Atitude na Investigação em Ajuda Mútua

Um Investigador recebeu, certa vez, a visita de alguns ilustres colegas da área:

- Gostaríamos muito que partilhasses connosco aquilo que tens feito em todos estes anos – expressou um deles.

- Mas o partilhar significa contar-vos o início da minha jornada de aprendizagem. Sem isso tudo o resto pode não ter o enquadramento científico, que procuram ouvir – respondeu o investigador.

- Como investigas tu? Qual deve ser a nossa postura?

- Bem, no início para mim tudo tinha de ser medido rigorosamente. É assim que deve ser, sempre. Mas, numa determinada altura ambicionei que as minhas investigações beneficiassem directamente os seus participantes ou os alunos, que formei. Questionava-me se era necessário ter mais um curso para isso. Mais um curso, no meio de tantos outros.

- Mas é visível, que parte do teu desejo foi atendido, já que tens ajudado muita gente, a crescer optimista com a investigação – disse um dos amigos.
- Mostrei de facto a muita gente que é possível, se acreditarmos. Mas só agora, entendo que devia ter pedido um desejo logo no início da minha aprendizagem como investigador.

- E qual é esse desejo?

- Que eu fosse capaz de mudar a minha própria visão e atitude!

No entanto, mesmo em investigação, à que ter presente de que todos fazem parte de um contributo único e imprescindível, para que a mudança positiva e optimista ocorra, nos contextos onde se insere.
Bem Vindos Projectos de Investigação de 2007!!!