sábado, julho 28, 2007

Pontos Positivos num Grupo peculiar!

"Entre os Mabemba, tribo da África do Sul, quando uma pessoa age de forma irresponsável ou injusta, é colocada no centro da vila da tribo, sozinha e em liberdade. Todo o trabalho cessa e todo o homem, mulher e crianças da tribo caminham para lá e se juntam num grande círculo, em torno da pessoa acusada.
A seguir, cada pessoa da tribo fala com a pessoa acusada, uma de cada vez, relembrando todas as boas coisas que a pessoa no centro do círculo já tenha feito na vida. Toda a situação, todo o incidente, toda a experiência que possa ser lembrada com algum detalhe e precisão, tudo lhe é relatado em voz alta e amistosa. Todos os seus atributos positivos, boas ações, força de vontade, generosidade, bons exemplos, são declarados cuidadosamente e em detalhes.
Muitas vezes essa cerimónia tribal se estende por vários dias, até que todas as boas lembranças tenham sido rememoradas para ele e para o grupo. Ao final, o círculo tribal é quebrado para dar lugar a uma celebração de júbilo e a pessoa, simbólica e literalmente, é recebida, com alegria e boas-vindas, de volta à tribo"
EXPERIÊNCIA POSITIVA QUE DÁ QUE PENSAR!

2 Comments:

At 28/7/07 23:24, Anonymous Anónimo said...

A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para frente.
Gostaria de acrescentar este pequeno item :
Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.Creio que com isto, respondi a esta linda tradição.
Vítor Algarvio.

 
At 28/7/07 23:30, Blogger vitor santos said...

As grandes oportunidades de ajudar os outros raramente acontecem,
mas as pequenas surgem todos os dias.

 

Enviar um comentário

<< Home