terça-feira, junho 12, 2007

Pano? O Toque como princípio ...



As imagens fornecem uma abertura ao Mundo do PANO.
Porquê o PANO na ajuda mútua? Tive o privilégio de estar num Workshop que versava a temática do Toque.O toque como arte milenar, tem sido amplificado nos contextos de saúde e sobretudo, na actuação quotidiana da prática de cuidados em enfermagem. De igual modo, reflexões acerca da vinculação e dos efeitos da massagem têm sido paralelos a algo que é inato ao ser humano ... mas será que tocamos o suficiente?
Quando cuidamos ... também envolvemos os nossos sentidos em redor daqueles que exalam narrativas de vida em contextos por vezes de grande fragilidade. No entanto, a arte ... surge quando se seleccionam dos instrumentos cuidativos ... a palavra, a escuta e o ... toque. Do toque, apropriam-se técnicas de transversalidade cultural peculiares, como é a utilização do pano ... na criança. Em jeito de interpretação pessoal trata-se de dar um colo científico!

Quanto à ajuda mútua e à selecção do pano ... é fácil de transportar, pode ser partilhada e re-utilizada...adapta-se a todas as medidas ... ajusta-se aos pequenos e graúdos e ... sobretudo envolve cada um com um coração cheio de afectos e disponibilidade. Como benefícios, o estar em contacto directo com o outro, a promoção do vínculo afectivo, a diminuição do stresse, o poder ser cumprimentado em qualquer altura, o estar acessível, de entre outros. Daí a descoberta:

O CLUBE DO PANO

Vale a pena visitar ...

Obrigado Zélia pelo excelente momento de aprendizagem!

4 Comments:

At 13/6/07 15:58, Blogger zeliaevora said...

Eu é que agradeço:)

um abraço

Zelia

 
At 20/6/07 12:03, Blogger Blogger de Saúde said...

Aproveito para nesta passagem a nomear para um BLOG COM TOMATES…Já tinha passado por cá a adicionado o vosso link ao meu BLOG!DEixo-vos a nomeação e incentivo para continuarem...

ver informação :
http://enfermagemsu.blogspot.com/2007/06/blog-com-tomates.html
e no Blog

http://blogcomtomates.blogspot.com/

 
At 21/6/07 09:52, Blogger LN said...

envolvi o Ajuda Mútua numa corrente diferente...

votos de dia bom

 
At 23/6/07 15:17, Blogger Zaida Charepe said...

Obrigado ao lifepassenger pela nomeação...desejos de continuação para o vosso excelente espaço ...

 

Enviar um comentário

<< Home