Pelo Regresso de Rui Pedro ...
... A PARTILHA, O APOIO EMOCIONAL,A FORMAÇÃO E O CONVÍVIO,FORTALECEM AS REDES DE AJUDA MÚTUA ...

Quanto à ajuda mútua e à selecção do pano ... é fácil de transportar, pode ser partilhada e re-utilizada...adapta-se a todas as medidas ... ajusta-se aos pequenos e graúdos e ... sobretudo envolve cada um com um coração cheio de afectos e disponibilidade. Como benefícios, o estar em contacto directo com o outro, a promoção do vínculo afectivo, a diminuição do stresse, o poder ser cumprimentado em qualquer altura, o estar acessível, de entre outros. Daí a descoberta:
Vale a pena visitar ...
Obrigado Zélia pelo excelente momento de aprendizagem!
A propósito de alguns contactos efectuados com enfermeiros em início de criação de um grupo de ajuda mútua, são apresentados alguns aspectos a ter em conta para a sua fundação: - Identificar os coordenadores (com disponibilidade de ajudar-se, ajudando os outros através da formação do grupo);- Apresentar modelos alternativos de intervenção grupal, tendo em conta a utilização das competências, experiências e recursos de cada um;- Proporcionar informações acerca da essência da ajuda mútua, outras experiências de idêntico cariz interventivo;- Vincular o grupo a outros existentes, em particular aqueles que abordam a mesma temática ou situações de vida;- Utilizar como apoio à intervenção a comunicação entre os membros, consultores, recursos da comunidade e investigadores deste domínio do cuidar.Fonte da imagem: J. Liss (1996)
A força do PENSAMENTO POSITIVO ... Transformar as fraquezas em forças ... deixarmos de ser vítimas ... cuidarmos de nós próprios enquanto cuidadores, por vezes em situações limite ... adquirirmos uma boa auto imagem, ... evitar a utilização de frases negativas ... repetir continuadamente os pensamentos positivos seleccionados para aquele momento, ... começar desde já ... A ACREDITAR.
"THE SECRET" ... um fenómeno de auto ajuda, a ganhar terreno na nossa sociedade ... "The Secret is everything you have dreamed of... and is beyond your wildest dreams".
