sábado, julho 28, 2007

Pontos Positivos num Grupo peculiar!

"Entre os Mabemba, tribo da África do Sul, quando uma pessoa age de forma irresponsável ou injusta, é colocada no centro da vila da tribo, sozinha e em liberdade. Todo o trabalho cessa e todo o homem, mulher e crianças da tribo caminham para lá e se juntam num grande círculo, em torno da pessoa acusada.
A seguir, cada pessoa da tribo fala com a pessoa acusada, uma de cada vez, relembrando todas as boas coisas que a pessoa no centro do círculo já tenha feito na vida. Toda a situação, todo o incidente, toda a experiência que possa ser lembrada com algum detalhe e precisão, tudo lhe é relatado em voz alta e amistosa. Todos os seus atributos positivos, boas ações, força de vontade, generosidade, bons exemplos, são declarados cuidadosamente e em detalhes.
Muitas vezes essa cerimónia tribal se estende por vários dias, até que todas as boas lembranças tenham sido rememoradas para ele e para o grupo. Ao final, o círculo tribal é quebrado para dar lugar a uma celebração de júbilo e a pessoa, simbólica e literalmente, é recebida, com alegria e boas-vindas, de volta à tribo"
EXPERIÊNCIA POSITIVA QUE DÁ QUE PENSAR!

sábado, julho 07, 2007

A Importância do Trabalho de Equipa ...


Numa perspectiva de intervenção colaborativa em contextos de saúde, apoio comunitário e/ou social, ainda se constatam imagens "crepitantes" e territórios "movediços", nos relacionamentos dos distintos grupos profissionais.
Acredito que o papel das equipas de enfermagem no cuidar do outro, abrange uma cultura e adopção de posturas de união e estabelecimento de redes de confiança ... a caminho de uma perspectiva transdisciplinar. Aquando do posicionamento dos profissionais de saúde nos grupos de ajuda mútua, associações de apoio, acções de educação para a saúde, de entre outros exemplos a COOPERAÇÃO E A CRIATIVIDADE são determinantes para a credibilidade e continuidade na adesão aos cuidados de saúde:
"Um grupo de amigos reuniu-se para uma caminhada de vinte quilómetros na mata ... Ao meio da manhã, deparou-se ao grupo um trecho abandonado de um caminho de ferro. Era preciso andar pelos trilhos estreitos, mas quase todos, após alguns passos inseguros, acabaram por perder o equilíbrio e cair. Depois de observar um após outro a cair, dois deles garantiram aos demais que poderiam percorrer o trecho inteiro sem cair uma vez sequer ..."
"... Desafiados a cumprir a promessa, os dois subiram para os carris, cada um num dos trilhos paralelos, estenderam o braço um para o outro, deram as mãos para se equilibrar e, assim unidos, andaram com toda a estabilidade pelo trecho inteiro, sem dificuldade.Esta pequena história mostra que o trabalho em equipa começa dando as mãos, evidenciando quanto a criatividade e o senso de cooperação contribuiem para solucionar os problemas que enfrentamos ..."

... Nas nossas organizações e mesmo na vida pessoal. Que esta reflexão nos inspire para o futuro ... um futuro de esperança na ligação dos melhores recursos de todos os grupos profissionais.
Fonte: Rangel, Alexandre - O que podemos aprender com os gansos.