terça-feira, agosto 14, 2007

A Estrelinha Carolina...

Quando a morte espreita pela janela da infância, surgem inquietantes desafios, que nos levam a gritar bem alto: "Porque é que nos abandonam estas crianças? Mesmo em grupos de ajuda mútua, lidar com o fim da vida é algo de verdadeiramente assustador, dado que revela que algo não funcionou...revela o insucesso e a frustração de toda uma intervenção assistencial. O familiar deixa de ter o seu ente querido, os papás o seu herói de palmo e meio, levando a que haja uma dupla perda ... a perda do sentido do grupo na vida familiar. Mas nem sempre é assim!

Como redigiu Elisabeth Kubler-Ross, na sua obra intitulada "Carta para uma criança com Cancro": ...Tu e Deus escolhestes os teus pais de entre muitos que havia...escolheste-os porque querias ajudá-los a crescer e a aprender...A vida é uma escola...

A ajuda mútua observada como uma ESCOLA DAS EMOÇÕES, é composta não só de sucessos, mas também da aprendizagem no lidar com os insucessos ... em que nos falta tudo ... em que o coração sente mas as palavras escondem-se por detrás do sofrimento.

Assim foi com a Carolina, com quem o Vitinho brincou e partilhou muitos sorrisos. À sua mamã ... a grande coragem com que a acompanhou em todos os momentos, partilhando certamente com outros papás a sua esperança ... no entanto, hoje mais uma estrelinha brilha no céu!

segunda-feira, agosto 13, 2007

E precisamos tanto de ... Sorrir!


O termo humanização premeia comportamentos e atitudes para além de uma série de práticas profissionais, direccionadas à criança, ao adulto e/ou ao idoso hospitalizado. Neste contexto, estando quem carece de cuidados de saúde, bem consigo próprio e com o meio que o circunda, terá certamente uma maior aceitação e participação no tratamento médico, menos ansiedade face ao internamento e um redimensionamento da visão hospitalar, equipa de saúde e doença.
Em espaço de partilha on-line, congratulamo-nos em homenagear todo o trabalho desenvolvido pela equipa dos "Doutores Palhaços". Tendo estes, o objectivo de melhorar a sensação de bem-estar das crianças que se encontram hospitalizadas, transmitindo-lhes mais confiança, optimismo e auto-estima, ao mesmo tempo que lhes proporcionam um dia diferente...

... desencadeando um gigantesco abraço de ajuda em torno de todos ...mesmo todos, incluindo os próprios profissionais de saúde. Por muito do que façamos para humanizar, para além da adequação dos espaços, há que adaptar o aspecto rígido das normas e regras hospitalares ... surgindo nos "Doutores Palhaços" que fazem parte da Operação Nariz Vermelho, um trabalho de grande reconhecimento. Não se tratando de uma intervenção pontual, mas sim continuada e abrangente a mais do que uma Escola ou Instituição de Saúde, fazem com que estas visitas sejam especiais e percepcionadas como um grande contributo no processo de humanização de cuidados.


Como escreveu o nosso papá Víctor, "...A ajuda destes senhores e senhoras, que tanto nos ajudam quando mais precisamos, os sorrisos que dão aos nossos filhos quando, na realidade, mais querem chorar". Um grande BEM-HAJA!
Para consulta:

sábado, agosto 11, 2007

Acessibilidade e Mobilidade para TODOS


No dia 06 de Junho de 2007, foi apresentado publicamente o Guia de Acessibilidade e Mobilidade para Todos, em Lisboa. Pretende ser uma ajuda técnica para profissionais responsáveis pela concepção e gestão de espaços públicos, edifícios ou habitações. Aposta no derrubar de preconceitos e no favorecer a inclusão de todos na sociedade.
Este guia foi elaborado pelo Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das pessoas com deficiência, em parceria com as seguintes entidades: Instituto Nacional da Habitação; Laboratório Nacional da Engenharia Civil; Associação Portuguesa de Planeadores do Território e Centro de Estudos e Formação Autárquica.
Vale a pena iniciar a consulta ...

quinta-feira, agosto 09, 2007

Em Dia de Aniversário ...


Já passou um ano depois do "primeiro dia deste Blog" em espaço on-line! A experiência de se ter aberto esta janela para o exterior, constituiu por si só um desafio à formação de novas e inovadoras experiências nestes contextos de intervenção.

A experiência pelo caminho já percorrido, tem nos levado a acreditar que mesmo nos momentos em que somos colocados à prova, o efeito de gratidão emerge e reanima o nosso interior, permitindo-nos extrair a esperança! E é sobre esta esperança, que nos faz sentido manter este "cantinho".

Assim, resta-nos agradecer todo o apoio de quem por aqui passa! De igual modo, aos papás dos nossos meninos e de outros meninos e de todos aqueles que persistem na batalha face a uma doença crónica, emitimos um grande sinal de gratidão pelo exemplo que nos transmitem em cada gesto e atitude.

Da esperança, nasce o sonho ... Do sonho o direito de transformar o ambiente cuidativo num grande abraço ... sempre que a imaginação nos permita. Neste sentido e passando a publicidade, vale a pena espreitar o cenário cuidativo da fantasia:



Por todos os Amigos ... Continuaremos em AJUDA MÚTUA.