sábado, junho 23, 2007

Pelo Regresso de Rui Pedro ...

A Ajuda Mútua aderiu à corrente por Rui Pedro e, de alguma forma por todas as crianças desaparecidas. Citando o mencionado por Conversamos?!.., pois este apelo não podia ser redigido de melhor maneira ...
"O medo, a impotência e a revolta surda são inimigos naturais da felicidade plena de qualquer pessoa. Se lhes acrescentamos o desespero, a angústia e a saudade temos criado um pesadelo de proporções inimagináveis para a estrutura emocional de seja quem for.É impossível cruzar os braços perante tal cenário quando com ele nos confrontamos. Fazê-lo é como abdicar de uma importante porção da alma, é como fazer a cama onde o remorso poderá deitar-se um dia, é como ser cúmplice por omissão do sofrimento causado a alguém...
... Acima de tudo pelo sinal que isso enviaria aos pais das crianças desaparecidas quanto à capacidade dos seus conterrâneos de se solidarizarem e de darem algo de si pela causa...". A todos os que por este espaço passam em solidariedade ...
digam AQUI, para enviar para ALI.

terça-feira, junho 12, 2007

Pano? O Toque como princípio ...



As imagens fornecem uma abertura ao Mundo do PANO.
Porquê o PANO na ajuda mútua? Tive o privilégio de estar num Workshop que versava a temática do Toque.O toque como arte milenar, tem sido amplificado nos contextos de saúde e sobretudo, na actuação quotidiana da prática de cuidados em enfermagem. De igual modo, reflexões acerca da vinculação e dos efeitos da massagem têm sido paralelos a algo que é inato ao ser humano ... mas será que tocamos o suficiente?
Quando cuidamos ... também envolvemos os nossos sentidos em redor daqueles que exalam narrativas de vida em contextos por vezes de grande fragilidade. No entanto, a arte ... surge quando se seleccionam dos instrumentos cuidativos ... a palavra, a escuta e o ... toque. Do toque, apropriam-se técnicas de transversalidade cultural peculiares, como é a utilização do pano ... na criança. Em jeito de interpretação pessoal trata-se de dar um colo científico!

Quanto à ajuda mútua e à selecção do pano ... é fácil de transportar, pode ser partilhada e re-utilizada...adapta-se a todas as medidas ... ajusta-se aos pequenos e graúdos e ... sobretudo envolve cada um com um coração cheio de afectos e disponibilidade. Como benefícios, o estar em contacto directo com o outro, a promoção do vínculo afectivo, a diminuição do stresse, o poder ser cumprimentado em qualquer altura, o estar acessível, de entre outros. Daí a descoberta:

O CLUBE DO PANO

Vale a pena visitar ...

Obrigado Zélia pelo excelente momento de aprendizagem!

segunda-feira, junho 11, 2007

A Alavanca do Iniciar ...

A propósito de alguns contactos efectuados com enfermeiros em início de criação de um grupo de ajuda mútua, são apresentados alguns aspectos a ter em conta para a sua fundação:
- Identificar os coordenadores (com disponibilidade de ajudar-se, ajudando os outros através da formação do grupo);
- Apresentar modelos alternativos de intervenção grupal, tendo em conta a utilização das competências, experiências e recursos de cada um;
- Proporcionar informações acerca da essência da ajuda mútua, outras experiências de idêntico cariz interventivo;
- Vincular o grupo a outros existentes, em particular aqueles que abordam a mesma temática ou situações de vida;
- Utilizar como apoio à intervenção a comunicação entre os membros, consultores, recursos da comunidade e investigadores deste domínio do cuidar.
Fonte da imagem: J. Liss (1996)

domingo, junho 03, 2007

The Secret ... ESTÁ EM NÓS!

A força do PENSAMENTO POSITIVO ... Transformar as fraquezas em forças ... deixarmos de ser vítimas ... cuidarmos de nós próprios enquanto cuidadores, por vezes em situações limite ... adquirirmos uma boa auto imagem, ... evitar a utilização de frases negativas ... repetir continuadamente os pensamentos positivos seleccionados para aquele momento, ... começar desde já ... A ACREDITAR.

"THE SECRET" ... um fenómeno de auto ajuda, a ganhar terreno na nossa sociedade ... "The Secret is everything you have dreamed of... and is beyond your wildest dreams".

sábado, junho 02, 2007

E o PRÉMIO vai para ...



Não estivessemos nós em partilha on-line. Pois é, fiquei muito lisongeada por ter recebido uma nomeação alusiva ao prémio supra mencionado, pelo Blog Conversamos?! ... o que muito me honra. Para quem ainda não constatou a existência desta iniciativa, que premeia quem aborda temáticas sensíveis à "... luta pelos direitos fundamentais do ser humano", vale a pena entrar no respectivo endereço.
Quando navegamos pelo Mundo dos Blogs, penso na evolução deste processo, intrínseco a um espaço com muitos compartimentos assentes na transversalidade dos sentimentos, dos abraços e emoções; da cultura e educação ... de entre outros exemplos.
A matéria que lhes dá forma, não pode ser manipulada de qualquer maneira ... sem reservas e respectivos direitos de autor, pelo que ao ter de nomear cinco blogs, recoloco a minha opinião de coração, não querendo contudo deixar de apreciar outros espaços, que visito com assiduidade e também dignos de tal prémio.
Assim, ao rodar a chave de cada um destes compartimentos arrumados em espaço virtual, e relembrando o cariz da nomeação proposta ... direitos, humanização, defesa e empreendorismo, aqui fica a minha selecção:


Se nomear é difícil, renomear ainda mais. Assim, após uma nova nomeação pelo Lifepassenger que muito me honrou, fica neste espaço uma nova selecção: