sexta-feira, dezembro 29, 2006

A Ajuda Mútua é ... A Ajuda Mútua faz ...

Photobucket - Video and Image Hosting
"A ajuda mútua faz com que nunca se deixem cair os
nossos sonhos. Fundar um grupo de ajuda mútua, é
como nos sonhos, tudo acontece se seguirmos a força
do coração."

"A ajuda mútua é quando os profissionais de saúde
fazem os pais efectuarem uma visão diferente, uma
visão exterior das suas próprias necessidades."

"A ajuda mútua faz com que acreditemos no que é
positivo e que emerge de cada um de nós, de modo a
vislumbrarmos o futuro com maior clareza."

"A ajuda mútua faz com que trabalhemos sem
parar. A energia dispendida gera outras fontes de
energia alternativas, para que o circuito cresça sem
estagnar e mais apoios sejam planeados."

Que o ano de 2007 nos continue a proporcionar bons momentos de partilha, solidariedade e companheirismo. FELIZ ANO NOVO!

Adaptado de alguns resultados da tese de Mestrado em Comunicação em Saúde intitulada: "O ENCONTRO COM A AJUDA MÚTUA. Percepções dos pais de crianças com doença crónica".

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Oferecendo um Bonsai ...

Quando nos oferecem um bonsai, enfrentamos um novo desafio cuidativo. Esta pequena árvore requer cuidados específicos, de modo a protegermos a sua fragilidade e beleza. O bonsai nasceu na China, e desde então tem sido um objecto de culto para os monjes taoístas, que o defendem como símbolo de eternidade, uma representação entre o divino e o humano, entre o céu e a terra.

Ao olhar para as instruções que acompanhavam esta pequena árvore,reflecti sobre a forma como cuidamos de nós, enquanto pessoas que cuidamos de outras pessoas. Da filosofia que é adjacente ao crescimento desta forma de arte, destaco a seguinte mensagem:

" En cierta ocasión se quejaba su discípulo al maestro: ...Siempre nos cuentas historias, pero nunca nos revelas su significado. El Maestro le replicó: "¿Te gustaría que alguien te ofreciera fruta y la masticara antes de dártela? Nadie puede descubrir tu propio significado en tu lugar. Ni siquiera tu maestro."

(Extraído do livro "El canto del pájaro" de Anthony de Mello)

Nesta mensagem nada se ensina, tudo se sugere. Em tom de festejos Natalícios e entradas em mais um ano desconhecido de realidade, mas repleto de intenções e sonhos que espreitam por uma oportunidade, deixo a sugestão de se oferecerem a si mesmos a hipótese de olharem para a forma como se cuidam e respeitam. Acredito que cuidar de um Bonsai, pode-nos oferecer uma pausa no relógio do tempo...uma pausa de reflexão acerca de nós e dos elos que deixámos naqueles que receberam o nosso apoio, os nossos cuidados, a nossa dedicação.

Nestas festas iluminem o vosso percurso, desfrutando da magia do NATAL e da esperança de um excelente ANO DE 2007, cultivando o máximo de simplicidade na relação com os outros de modo a poder contemplar ... Um Mundo num Bonsai ...um Mundo na Arte de cuidar em Ajuda Mútua!

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Velejando na Entreajuda...

"Quando somos capazes de mobilizar os nossos recursos interiores para enfrentar os problemas com habilidade, descobrimos que somos afinal capazes de orientar a pressão sentida pelo problema para nos impulsionar através dele, tal como um velejador posiciona o seu barco por forma a beneficiar com a força do vento para o impelir até mais longe. Ele não pode velejar contra o vento, e se apenas souber velejar a favor do vento, apenas irá onde este o levar.
Mas se souber utilizar a energia do vento e com alguma paciência poderá velejar na direcção pretendida. Ainda pode controlar a viagem...Na realidade, ninguém controla a natureza. Os bons marinheiros aprendem a leros sinais do clima e a respeitar o seu poder. Se for possível, evitarão uma tempestade, mas se forem apanhados numa, saberão quando baixar as velas,fechar as escotilhas, lançar a âncora, ou deixar seguir, controlando o que for controlável e deixando seguir o resto...Desenvolver capacidades para fazer face e efectivamente lidar com as variadas condições atmosféricas da vida é o significado de viver uma vida conscenciosa."

Jon Kabat-Zinn, PhD ,Director of the Stress Reduction Clinic at the University of MassachusettsMedical Center, Worcester, Massachusetts. Citado do seu livro Full CatastropheLiving: Using the wisdom of your body and mind to face stress, pain andillness, p. 3 (Delta Books, New York, 1990).

Enviado pela Enfermeira Aline Francisco / GAPCDC
06 de Dezembro de 2006