sexta-feira, novembro 24, 2006

Tudo acontece num arco-iris de suporte!


O Rainbow Trust Children's Charity é um exemplo de apoio social. Promove suporte emocional e acompanhamento de crianças em fase terminal, para além do âmbito hospitalar. Palavras para quê? São os ...

"Family Support Workers" in Respite House - Casas de Respiro:

http://www.rainbowtrust.org.uk/downloads/The%20James%20Family%20Film%20(16.9Mb).wmv

quarta-feira, novembro 15, 2006

A Família ...

"Nos GAM valoriza-se muito o papel da família. Para que a família possa ter um papel importante no tratamento do doente e na sua integração na sociedade, ela tem de ter muita força e muito apoio...Estes grupos são feitos para ajudar os familiares de pessoas doentes a procurar estratégias relacionadas com a doença do seu familiar. É preciso ter esperança, sentir que não se está só, transmitir força, energia e até, alegria" (Cardoso et al, 2005:153).

CARDOSO, João et al – Empowerment e participação nos Serviços de Saúde Mental. In Participação e Empowerment das Pessoas com Doença Mental e seus Familiares. 1.ª ed, Lisboa: José Ornelas et al, AEIPS edições 2005. ISBN 972-99904-0-9. pg.145–161.

sábado, novembro 11, 2006

Grupos de Ajuda Mútua e a ... Amamentação

Os grupos de ajuda mútua na amamentação, são um recurso valioso, que a equipa de enfermagem pode e deve integrar. Desde a clarificação dos benefícios da amamentação para o bebé e para a mamã, até ao esclarecimento de dúvidas e ensino do "acto de amamentar", são actividades que os mesmos fomentam.
Valorizam a partilha de experiências entre as mães e, podem funcionar nos "cantinhos da amamentação" dos hospitais ou centros de saúde, sendo de grande importância os estabelecimentos de Redes de Entusiasmo / Parcerias.
Um dos passos a cumprir para uma amamentação eficaz, é a criação de grupos de apoio, onde as mães possam ser acompanhadas após a alta hospitalar, pelo que ficam neste espaço, alguns endereços online que vale a pena visitar:
Associação "Mama Mater":
SOS Amamentação:
Associação "Doulas":
La Leche League:
"Amamentar é arte institiva e natural. Toda a mãe é capaz de produzir leite, mas torna-se fundamental que receba apoio e informação".
Fonte da Imagem: